Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki é um best seller na área de finanças pessoais é o ponto de partida para qualquer um que queira tomar controle do seu futuro financeiro.
Você pode comprar Pai Rico Pai Pobre, seja edição física ou digital no seguinte link: https://amzn.to/2RxuZnJ
RESUMO PAI RICO PAI POBRE
Robert Kyosaki teve duas pessoas pessoas a quem chamar de pai. Entretanto o pai pobre (seu pai genético) com PhD morreu pobre deixando dívidas para a família, já o pai rico, um homem com pouco estudo formal, tornou-se o homem mais rico do Havaí.
Esse é um livro finanças pessoais ou educação financeira, mas uma melhor descrição seria dizer que esse é um livro de inteligência financeira. Um livro de autodesenvolvimento ou desenvolvimento pessoal, como você preferir.
Os tópicos seguintes deste artigo resumem os principais ensinamentos que aprendi com essa obra. No vídeo acima você já viu alguns deles, mas aqui (no texto), você vai se aprofundar nos já vistos e conhecer mais alguns.
Reintero que a compra deste livro é item “obrigatória” para quem quer tomar as rédeas do seu futuro financeiro.
AUTODIDATA EM INGLÊS
Porém, antes de continuarmos, como disse no vídeo, li Pai Rico Pai Pobre em inglês e caso você também queira aprender a ler em inglês recomendo o livro “A Jornada do Autodidata em Inglês” que você pode baixar em http://bit.ly/2R9fkfB.
Além disso, você pode conferir alguns bons motivos para aprender inglês no artigo: 7 Movitos para Aprender a Ler em Inglês.
PAI RICO PAI POBRE E A CORRIDA DOS RATOS
A corrida dos ratos, conceito presente no livro Pai Rico Pai Pobre representa bem a vida financeira da maior parte das pessoas, que trabalham e trabalham e não conseguem sair do lugar.
E o pior, acumulam dívidas.
Na corrida, você trabalha para pagar o governo em forma de impostos e taxas. Para pagar credores. E chefes quando se é empregado.
O conceito é simples de entender, seu trabalho faz com que os outros enriqueçam enquanto você permanece no mesmo patamar ou com mudanças insépticas.
Imagine só quanto do seu salário não vai para as mãos do governo e quanto disso você recebe de volta em forma de serviços sociais como: educação, saúde e segurança? Pressuponho que pouco. Neste caso, os únicos que continuam enriquecendo cada vez mais são os políticos.
E quanto credores da vida, não há nem o que se discutir pois já é de conhecimento popular que pegar um empréstimo é quase sempre uma má ideia.
No Brasil vemos muito essa situação com as financieiras que prometem o mundo e céus para que o cidadão incauto que pega empréstimos para comprar carro, moto, reformar a casa ou trivalidades.
E com os juros exorbitantes que são praticados em terras tupiniquins, não é raro uma dívida dessas ser pago o dobro do valor emprestado.
No caso dos empregados é simples. Quem enriquece com o seu trabalho é seu chefe. Ele vai fazer de tudo para lhe pagar o mínimo possível e lhe dar e negar todos os direitos trabalhistas que conseguir.
A solução é aprender a empreender e fazer com que você seja o principal beneficiário de seu trabalho.
GANÂNCIA E MEDO
Quanto se trata de dinheiro todos sentem na pele as mesmas emoções: ganância e medo.
Segundo esse ensinamento quem tem dinheiro tem também a vontade comprar coisas. E quem não tem dinheiro, tem medo de nunca ter dinheiro o suficiente para ter as coisas que quer.
O cerne da questão é que a ignorância em assuntos financeiros leva essas pessoas a serem tomadas por essas emoções.
Acaba que quem tem medo de perder dinheiro não tem coragem de entrar em novos investimentos um pouco mais arriscados, mas que também trazem um retorno maior a longo prazo, como ações.
Ou aquele que consegue um aumento no seu salário padece da ganância e aumenta o seu estilo de vida proporcionalmente ao invés de investir.
A solução aqui é obter conhecimento sobre investimentos, riscos e dívidas. E como essas três coisas podem ser usadas ao favor de seu enriquecimento.
INTELIGÊNCIA FINANCEIRA
Ser inteligente, capacitado, com mestrado, doutorado, cursos e mais cursos, nada disso vai lhe garantir uma condição financeira boa.
O motivo é simples, a grande maioria dos profissionais do mercado não obtiveram uma inteligência financeira durante suas formações.
Na verdade, a inteligência financeira deveria ser ensinada desde de cedo no ensino fundamental e ser reforçada e aprofundada durante o decorrer da formação dos cidadãos.
Veja por exemplo nossos representantes políticos, eles deveriam ser os mais capacitados nesse quesito, mas a economia, não só a do Brasil, tende em a movimentar-se em ondas, hora ruim hora menos ruim.
O maior exemplo de falta de inteligência financeira dos nossos políticos é a Previdência Social que a anda a beira de quebrar já faz anos.
AUTOAVALIAÇÃO FINANCEIRA
Se você está atolado em dívidas e não consegue ver um futuro próspero a curto prazo, calma, ainda há solução para sua vida.
Outro conceito que encontramos em Pai Rico Pai Pobre é que com uma boa autoavaliação de sua situação financeira e um olhar crítico e realístico você pode começar um grande mudança pessoal.
Veja quais são todos os seus gastos superfulos, você precisa mesmo mantê-los. E qual seria a melhor maneira de lidar com suas contas?
Busque aprender mais sobre finanças e se necessário busca ajuda profissinal.
APRENDA A CORRER RISCOS
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein
Aprender a correr riscos é necessário para que você obtenha uma real mudança na sua vida. Claro que você primeiro precisa pagar as suas contas. 🙂
Todas as grandes pessoas bem sucedidas aprenderam com o tempo a tomar riscos de maneira controlada.
Ter uma empresa, por exemplo, é tomar risco. Ela até pode está indo bem financeiramente, mas de um dia para o outro o mercado pode mudar e sua empresa abrir falência.
Aprender a tomar riscos significa que você não pode depender exclusivamente de uma única fonte renda ou investir todo seu dinheiro em um único lugar.
E se você ficar desempregado amanhã o que você vai fazer?
Riscos, tudo na vida é arriscado, mas você precisa aprender a lidar com esses riscos o quanto antes.
TENHA PACIÊNCIA, ENRIQUECER DEMORA
Essa é a verdade que grandes investidores como Warren Buffett, um dos maiores bilionários mundo, ensinam.
E se todo mundo gastasse tudo o que ganhasse logo que pudesse. Bem, provavelmente não mudaria muito da imagem que vemos da população em geral. Aqueles que tornaram-se ricos foi devido, entre outras coisas, a paciência.
Ter paciência é chave para o sucesso. A maior parte dos investimentos que valem a pena levaram anos antes de darem frutos.
Entretanto, nem sempre é fácil manter o foco, por isso é recomendado ter um lista de objetivos a serem alcançados. Isso vai lhe servir de guia em sua jornada.
Então, enquanto isso, vá estudando para se aprimorar cada vez mais.
PAI RICO PAI POBRE E ATIVO E PASSIVO
A primeira vez que vi esses termos financeiros foi justamente em Pai Rico Pai Pobre. Mas, o que são exatamente esses tais ativo e passivo?
Ativos são todas as coisas que você adquire que trazem mais dinheito. Enquanto passivos são todas as coisas que lhe tiram dinheiro.
E se ainda não ficou muito claro vamos a alguns exemplos: Carro é um passivo pois ele carrega consigo um monte de contas a pagar, como gasolina, manutenção e emplacamento.
Porém, se você utilizar este mesmo carro para trabalhar, com Uber por exemplo, ele passa ser um ativo, já que agora ele lhe trás um retorno financeiro.
Casa também é um passivo, já que é precisa de tempos em temos fazer alguma manutenção, como pintura, além de pagar IPTU todos os anos.
Entretanto, se você a aluga ela passa a ser uma fonte de renda, ou seja um ativo.
Outras coisas são menos óbvias, mas investir em seu desenvolvimento pessoal pode se tornar um ativo, já que isso pode lhe garantir uma renda maior no futuro.
FAZENDO O DINHEIRO TRABALHAR POR VOCÊ
E como é que se faz isso?
Adquirindo o máximo de ativos que você puder. Ações, títulos do governo, negócios e tudo mais que lhe traga retorno financeiro. Mas, lembre-se que alguns ativos podem virar passivos se você não tomar os devidos cuidados.
Assim logo logo você terá um exército trabalhando para você e isso um dia lhe trará a desejada independência financeira.
PAI RICO PAI POBRE ENSINARIA: NÃO ENTRE EM PIRÂMEDES FINANCEIRAS
Esse último ensinamento não está no livro. Esse é por minha conta mesmo.
NÃO ENTRE EM PIRÂNMEDES FIANCEIRAS pelo amor de Deus!
Elas sim têm um grande potencial de lhe quebrar de vez. Se os gastos são bons de mais para ser verdade, corra pois estão querendo lhe levar o seu dinheiro.
PAI RICO PAI POBRE
Esse artigo resume as minhas impressões sobre o livro, o ideal é que você mesmo o leia.
Você pode comprar a sua edição, seja digital ou física, no seguinte link: https://amzn.to/2RbSFz9
Muito obrigado pela sua audiência, espero nos vermos em breve com mais uma resenha.