O Silmarillion – O Velho Testamento da Fantasia

Você está visualizando atualmente O Silmarillion – O Velho Testamento da Fantasia
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos
  • Última modificação do post:15 de janeiro de 2020
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura

O Silmarillion de J.R.R. Tolkien é um livro para os fãs que já leram ao menos O Hobbit e O Senhor dos Anéis e querem se aprofundar nessa fantástica obra.

O Silmarillion O Filme

O livro “O Silmarillion” (The Silmarillion) escrito pelo mestre da fantasia J.R.R. Tolkien ainda não recebeu um filme próprio como os seus irmãos mais famosos: O Hobbit (The Hobbbit) e a trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of Rings).

Esses quatro livros foram adaptados para o cinema pelo diretor Petter Jackson. Cada um dos três livros de O Senhor dos Anéis recebeu uma sensata adapatação, sendo eles: O Senhor dos Aneis Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of Rings: The Fellowship of the Ring) lançado em 2001; O Senhor dos Aneis Anéis: As Duas Torres ( The Lord of Rings: The Two Towers) lançado em 2002; e O Senhor dos Aneis Anéis: O Retorno do Rei ( The Lord of Rings: The Return of the King) lançado em 2003.

Já o livro único livro do Hobbit também virou um trilogia de qualidade questionável, sendo eles: O Hobbit: uma jornada inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey) lançado em 2012; O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug) lançado em 2013; e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (O Hobbit: The Battleof the Five Armies) lançado em 2014.

Porém a Amazon está produzindo uma série da obra de Tolkien que deve estreia em 2021. Ao que tudo indica, na série deve-se retratar os acontecimentos anteriores aos vistos nos filmes, ou seja, os acontecimentos do fim da 3ª Era. Há uma chance então de que alguns dos contos do Silmarillion estejam presentes nessa nova adaptação.

O Silmarillion 1977

Voltando ao livro, a versão que li foi a 5ª edição da versão de O Silmarillion da Martins Fontes que foi lançada em 2011.

O Silmarillion é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, foi seu filho, Christopher Tolkien, que organizou os vários contos que seu pai não tinha publicado nesse fantástico livro.

O nome Silmarillion advêm das Silmarils, 3 joias criadas pelo elfo Fëanor que continham a luz das grandes árvores de Valinor: Laurelin e Telperion. Essas árvores emanavam luz em Valinor antes do surgimento do Sol e da Lua. Por causa do desejo em deter essas gemas muitas desgraças se desdobraram.

Na verdade, diferente dos filmes, aqui nós vemos que os elfos foram responsáveis por muitos infortúnios e guerras, muito por culpa da semente da discórdia plantada por Morgoth e após a sua queda, por Sauron.

Nesse livro são contados os principais acontecimentos nas três eras em que são divididas a obra de Tolkien, geralmente começando e terminando com uma grande guerra.

O Silmarillion originalmente foi lançado em 1977, esssa é uma obra para quem já é fã e quer se aprofundar na magia da terra-média, suas várias línguas élficas e criaturas fantásticas.

Pratique Seu Inglês

No artigo 7 Motivos para Aprender Lerem Inglês comento vários razões pelas quais você deveria aprender o língua do Tio Sam e da Rainha, uma delas é poder ler a obra original sem as interferências dos tradutores.

O Hobbit e O Senhor dos Anéis

Por fim, se você nunca leu nada da obra de Tolkien recomendo que você comece com o primeiro, aquele que iniciou tudo, O Hobbit. Diz-se que Tolkien criou O Hobbit para os seus filhos. Bem, esse é certamente de todos os livros lançados sobre esse mundo fantástico o de mais fácil degustação. Com uma linguagem mais simples, essa é uma história com direito a todos os elementos de uma boa aventura: um dragão, anãos, hobbits, um tesouro e muitas reviravoltas. Dos livros de Tolkien que li até agora, esse ainda é o meu favorito.

Após ler O Hobbit então você deve ler O Senhor dos Anéis.

O Senhor dos Anéis era para ser um único livro, mas diz-se que o editor de Tolkien quando recebeu aquela maçaroca que era o texto original achou melhor dividí-la nos três livros que hoje nós conhecemos como a saga do anel, sendo eles: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel; O Senhor dos Anéis: As Duas Torres; e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Só então, após ler esses quatro primeiros livros é que você deve ler O Silmarillion.

A Terra-Média Para Não Colecionadores

Uma última dica é para aqueles que não têm interesse em ter as versões físicas ou não têm interesse em ter uma coleção, compre a versão digital.

Caso você tenha um Kindle e não faça questão em ter a versão em papel porque não quer ser responsável pela derrubada de árvores ou por simplesmente achar mais prático ter toda uma coleção, literalmente, em suas mãos. As versões digitais costumam ser mais baratas que as impressas por razões óbvias.

Utilizei o Kindle aqui porque é o que tenho e gosto, mas o mesmo se aplica para os demais e-readers do mercado como o Kobo e o Lev.

Outra opção válida é simplesmente pegar emprestado em uma biblioteca. Sim, apesar delas estarem sumindo aos poucos ainda existem bibliotecas públicas às quais você pode recorrer na busca de uma cópia gratuita da obra de Tolkien para ler.

Enfim, só não vá morrer sem ler ao menos O Hobbit. 🙂

Enchendo o Carrinho

Você pode comprar o seu livro nos seguintes links:

O Hobbit (capa dura) https://amzn.to/2FjDU6K

Box Trilologia O Senhor dos Aneis (capa dura): https://amzn.to/2QnvNwn

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (capa dura) https://amzn.to/35mYBcy

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (capa dura) https://amzn.to/2QH6cxn

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (capa dura) https://amzn.to/2FkYXG8

O Silmarillion (capa dura): https://amzn.to/2Qnt7Pl

12 LIVROS PARA LER EM 2020

O Silmarillion é o livro zero do projeto 12 Meses 12 Livros, para ver a lista completa de livros que fazem parte desse desafio acesse o artigo: 12 Livros Para Ler em 2020.

Deixe um comentário