O Fim Da Infância de Arthur C. Clarke. O que acontecerá com a humanidade quando terminar o nosso período infantil aqui na terra?
“Os planetas um dia talvez vocês conquistem, mas as estrelas não são para o homem.”
O Fim Da Infância
Opa, eu sou Naijar Tahan e hoje nós vamos finalmente conversar sobre o livro de Arthur C. Clarque “O Fim Da Infância”.
Bem, algumas semanas atrás, talvez alguns meses, fiz o unboxing deste box aqui. O box Arthur C. Clarque que vem com seus príncipais livros, sendo eles: “O Fim Da Infância”, “2001 – Uma Odisséia No Espaç”o e por último “Encontro Com Rama”, que talvez seja o melhor livro de Arthur C. Clarque.
Desses 3 livros O Fim Da Infância é o que faz parte da minha lista príncipal de leitura desse ano. Aquela lista 12 Meses 12 Livros e, se não me engano, esse é o 7º livro dessa lista. E apesar de só agora estar fazendo a resenha do Fim Da Infância, na verdade já estou lendo o último livro que compõe a minha lista. E se você quiser saber quais são os livros que compões esta lista vou deixar um link no card e na descrição desse vídeo.
Bem… mas do que trata O Fim Da Infância?
O Fim Da Infância se passa na época da guerra fria em que os Estados Unidos disputavam com a União Soviética quem iria conseguir mandar o primeiro homem à lua. E é nesse contexto, então, que há a invasão alienígena.
Em um dia como outro qualquer, de repente aparecem naves gigantescas sobre as príncipais capitais do mundo, muito semelhante, aliás, com o que a gente vê em Independence Day. Sim aquele filme com Will Smith. Só que O Fim Da Infância, foi lançado antes, mas muito antes do filme. E o que aconte então, essa raça alienígena vai tomar o controle da terra e a humanidade até vai tentar se defender, como no filme, só que nesse caso aqui não há o que se fazer.
Essa raça ela é muito, mais muito mais avançada e não tem como a humanidade ter a mínima chance. Eles chegam até a jogar uma bomba atômica na nave, mas isso não resulta em absolutamente nada. E a humanidade não tem o que fazer ela se então dominada por essa raça alienígena.
Bem, então vamos por partes, primeira coisa: o livro na verdade é dividido em três partes distintas, cada uma seria uma geração específica da humanidade, então nóstemos assin que eles chegam alí na metade mais ou menos, e nós temos então um desfeicho.
Para organizar melhor as minhas ideias aqui na minhas resenha, eu resolvi dividir o livros em duas grandes fases: a primeira fase, que é a fase da invasão e a segunda fase que é a fase da utopia.
Na primeira fase da invasão, nós conhecemos os Senhores Supremos. Na verdade esses Senhores Supremos que se designa alienígenas, não são eles quem ditam isso para os humanos na verdade são os humanos quem ditam isso a eles ou seja são os humanos quem põe esse apelido carinho nesses Seres Supremos nesses alienígenas que estão tomando conta das coisas.
E uma coisa curiosa é que essa invasão diferente de tudo que a gente está acostumado a ver, ela não tem violência alguma.
A humanidade acaba perdendo sua liberdade para esses seres cósmicos, mas não existe nenhuma grande guerra, eles simplesmente veem que não há o que fazer e já temendo uma grande represália, eles se intregam.
Nós temos então uma característica bem incomum para este tipo de estória: os Senhores supremos não se apresentam de cara para a humanidade, o que eles fazem é ter contato com um único representante da terra, que o Secretário Geral das Nações Unidas. Então esse Secretário vai até um veículo, que os próprios Senhores Supremos enviam, ele entre alí e é levado até a nave mãe e lá recebe as ordens que devem ser repassadas para o resto da humanidade.
Então, existe todo esse controle, mas com os senhores supremos sempre escondendo as suas faces, sempre ocultos. E claro que a humanidade não ia aceitar assim tão fácil se subjulgar a toa.
Existem alguns grupos que são contra esses Senhores Supremos, mesmo eles não sendo ofensivos à humanidade, mas eles tentam resistir de alguma maneira, por que no final das contas a humanidade perdeu totalmente a sua privacidade, perdeu também o seu livre arbítrio e todas as decisões agora são tomadas, pelo menos, todas as decisões a nível mundial, são tomadas pelos Senhores Supremos, essa raça alienígina que agora comanda a humanidade.
Então nós temos algumas tentativas desses grupos de fazer alguma coisa contra os Senhores Supremos. Eles tentam inicialmente desmacarar a forma deles, mas no final das contas todas essas tentativas são frustradas.
E nessa fase ainda da invasão, que os Senhores Supremos dão as suas demonstrações de poder.
Por exemplo.
Existe uma regra bem clara que os Senhores Supremos impõem à humanidade: Os maltrados aos animais devem acabar imediatamente.
E o que acontece?
A humanidade não dando muita trela, já que os Senhores Supremos não tinham tomado nenhuma ação, a humanidade o que é que faz? Já que os Senhores Supremos não tinham tomado nenhuma ação enérgica e direta para conter a humanidade ou para punir a humanidade sobre as suas ações, eles meio que… pensam e daí, vamos continuar do jeito que estar.
Então eles dão a sua demonstração justamente em uma tourada.
Na Espanha, como acredito que todo mundo saiba, existe o costume e a tradição de se matar bois nas ditas touradas. Essas touradas são bem famosas no mundo todo e a crueldade que esses animais sofrem, também é famosa no mundo todo, mas geralmente as pessoas não falam muito a respeito dessa parte. E quando há essa primeira toura e o rapaz lá (toureiro) vai e mata o boi, todo mundo sente a dor daquele animal sendo morto, a dor de morrer. E pronto, é só o que precisa para que toda a humanidade acabe ali mesmo todo e qualquer tipo de maltrato aos animais.
E ainda nessa fase, eles terminam com todas as guerras, com toda descriminação.
Vem-se então o que chamo de segunda fase: A fase da Utopia.
Como disse, as guerras foram deixadas para atrás. As doenças com o implemento da tecnologia que os Senhores Supremos deram à humanidade também ficaram para trás, não existem mais doenças.
O incremento da tecnologia humana deu um salto astronômico, porque os Senhores Supremos apesar de não interferirem diretamente na humanidade eles deram muitas ajudas. Então essa ajuda disparou a tecnologia, por que qualquer coisa de um ser Supremo para nós que somos primitivos seria algo quase que mágico.
E de fato, algumas dessa tecnologias são coisas quase mágicas. Além disso, aboliu-se a descriminação de vez e a fome não existe mais em nenhum país. Além de tudo, uma coisa que acabou incomodando a humanidade no princípio é que não existem mais fronteiras. Não existe mais o conceito de país. É tudo, agora, só planeta terra.
E com a elucidação de muitos fatos da natureza e com a descoberta de muitos coisas da história, agora sem nenhum tipo de dúvida, graças a tecnologia dos Senhores Supremos, acabou que as religiões morreram neste processo.
Entretanto, a criatividade da humanidade acabou se erodindo com o passar do tempo.
Já que os Senhores Supremos davam as príncipais tecnologias mais avançadas, a humanidade não sintia-se mais muito afim de buscar novas coisas, de criar algo novo. Então meio que a humanidade entrou em um estágio de preguiça, um negócio mais morno em que não se evoluia mais tanto assim para frente. Eles estavam então em um estado de deleite eterno.
É também nessa segunda fase que os Senhores Supremos finalmente se revelam à humanidade e se mostram como eles realmente são.
E por fim, finalmente, os Senhores Supremos revelam qual é o seu objetivo final.
E qual é esse objetivo?
Bem, eu não vou dar esse spoiler aqui.
Eu tenho algumas considerações sobre o fim de O Fim Da Infância.
O fim de O Fim Da Infância é bastante satisfatório. Não é nada muito incrível, mas certamente é algo um tanto inesperado. É algo transcendental.
E se você quer começar a ler Arthur Clarque o ideal é que você realmente comece pelo “O Fim Da Infância”, segundo os fãs dele mais raiz, porque esse livro seria o mais acessível, o mais fácil de se ler. Depois então você deveria ler “2001 – Uma Odisseia No Espaço”, para finalmente ler, o que dizem ser, o melhor livro dele o “Encontro Com Rama”.
Esse é um dos motivos que indico que você compre o box que já vem com esses três livros, que são os 3 príncipais livros de Arthur C. Clarque, porque na verdade vai sair mais em conta no final das contas.
Bem talvez você esteje achando que essa minha descrição do final de O Fim Da Infância seja um tanto morna. É por que é um tanto difícil descrever sem dar grandes spoilers desse livro, mas tenho que dizer uma coisa: de todos os livros que li, até esse momento, e já li alguns livros, tenho que dizer que ele certamente vai estar no meu top 3 melhores livros que li neste ano de 2021.
Se eu fosse pegar só os livros de ficção científica que li neste ano, ele certamente é o melhor.
Ele é muito, mas muito bom.
É um livro de fácil leitura. O Arthur não se apega demais a explicar como as coisas funcionam e sim, ele dá mais importância a fluidez da estória, até aonde ele quer chegar com aquilo. O que deixa essa estória acessível a muito mais gente e deixa, certamente, muito mais divertida.
E esse livro certamente vai entrar nas minhas indicações para quem quer começar a ler ficção científica, ou Sci-fi para os mais moderninhos.
Gente, não se esqueçam de dá uma olhada nos links que deixei na descrição desse vídeo, porque eles complementam essa resenha do livro O Fim Da Infância de Arthur C. Clarke.
Muito obrigado pela sua audiência e nos vemos em uma próxima. Tchau!