Livros para dar de presente para um amigo(a), talvez o namorado(a), ou o pai ou mãe? Neste artigo trago 10 livros de ficção científica como sugestões.
1 – POR QUE LIVROS PARA DAR DE PRESENTE?
Eu adoro receber livros de presente, não precisa ser necessariamente de ficção científica, mas se for, a chance de gostar dele é consideravelmente maior.
Assim como eu, muitas pessoas adoram receber livros de presente.
Quando você dá um livro como presente, você de certa forma, está dando a oportunidade desta pessoa torna-se mais culta, mais inteligente, de conhecer um universo novo, de participar de batalhas intergalácticas ou de descobrir como religião e ciência podem andar lado a lado.
Dar um bom livro para um amigo ou amiga como presente, pode reforçar seus laços de amizade e gerar horas e mais horas de boas conversas debatendo sobre o tal livro.
Lembro de isso ter acontecido comigo na faculdade. Na época estava lendo As Crônicas de Gelo e Fogo e ganhei o quinto livro da série (A Dança dos Dragões) de presente de meu amigo Cavalo (não sei de onde veio esse apelido), e graças a isso, passamos meses falando desse livro maravilhoso.
Então se você estava em dúvida se dava ou não um livro de presente para sua pessoa querida, não tenha mais, ela vai adorar, tenha certeza disso.
2 – JURASSIC PARK DE MICHAEL CRICHTON
Já fiz uma resenha desse livro intitulado “Jurassic Park – o livro não é melhor que o filme” que pelo título dá para ter uma ideia do que achei do livro em relação ao filme homônimo de 1993 dirigido pelo diretor Steven Spielberg.
Mas vamos com calma.
Apesar de não ter achado o livro melhor que o filme, uma rara exceção à regra, isso não quer dizer que o livro seja ruim, muito pelo contrário, se não, não teria posto ele nesta lista.
Jurassic Park é um bom livro para se dar de presente.
No livro muitas coisas acontecem de modo diferente, alguns personagens tem papeis antagonistas enquanto no filme estão como mocinhos. Sem falar das diversas “cenas” que estão presentes no livro e que não foram adaptadas para o filme devido à dificuldade de realizá-las ou porque simplesmente o diretor não quis.
Se a pessoa que você vai presentear gosta dos filmes ou de dinossauros, Jurassic Park de Michael Crichton é sim uma boa escolha.
3 – A MÁQUINA DO TEMPO DE H.G. WELLS
Este é o livro que foi o primeiro a imaginar uma máquina que permitia finalmente o homem transpor a derradeira barreira, o tempo.
No livro o personagem vai até um futuro tão longínquo que nem se sabe em que época ele realmente parou, mas aí ele viaja para mais além, até o fim dos tempos. O que ele viu lá?
Apesar de Wells tratar de um tema bem complicado, que é o tempo, neste livro ele trata a viagem no tempo de forma amigável a todos, então não se preocupe, se você for dar este livro como presente, o presenteado não ficará perdido em uma estória cheia de números, equações complexas e termos técnicos.
Na verdade, uma crítica minha é justamente a ausência de explicações técnicas sobre a máquina do tempo. Entretanto, sei que Wells, assim como a maioria dos escritores de ficção científica, não era um Jules Verne.
Tanto quanto melhor, porque assim a leitura corre mais fácil já que o autor está mais focado em desenvolver a estória do que explicar como as máquinas funcionam.
4 – FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY
Esta é a grande obra de Mary Shelly lançada em 1818. Uma mescla de terror e ficção científica.
Frankenstein conta a estória de “Victor Frankenstein” um jovem cientista que cria uma criatura viva a partir de partes de corpos mortos. Entretanto o cientista repudia sua criação por ser horrenda e nem se quer lhe dá um nome. Daí em diante um rastro de desastres e mortes vão perseguir Frankenstein aonde ele for.
A criatura criada por Frankenstein tem uma aparência horrível, com pele amarelada e cadavérica, olhos amarelados e brilhantes e com uma estatura gigantesca quando comparada a um humano.
Apesar do monstro criado pelo cientista, ser… um monstro, é difícil não tomar suas dores e no final acabamos mais comovidos pelo seu destino do que a do seu criador.
Este é um livro que acima tudo, te faz questionar o que é certo ou errado. Abordando temas como: A busca desenfreada pelo conhecimento e poder; A responsabilidade moral dos cientistas; As consequências da ambição desenfreada e falta de empatia; e ética e moral sobre a criação de vida artificial.
Frankenstein tem uma escrita a moda das antigas, mas a trama consegue te prender do início ao fim, sendo um excelente presente para se dar.
5 – PERDIDO EM MARTE DE ANDY WEIR
Gostei tanto de Perdido em Marte que fiz justamente o que estou lhe aconselhando, dei este livro de presente para um amigo meu.
Perdido em Marte (ou The Martin em inglês), escrito pelo autor Andy Weir, foi publicado em 2011 e foi um sucesso. Pouco tempo depois, em 2015, teve sua estória adaptada para o cinema pelo famoso diretor Ridley Scott e estrelado por Matt Damon no papel principal.
Apesar de não achar o Matt Damon como a melhor escolha para interpretar o personagem principal, Mark Watney, ainda assim é um bom filme. Muito diferente do livro, que é um excepcional livro.
Imagine só, Mark fica preso em Marte após sua equipe, pensando que ele tinha morrido, o abandonar, sozinho, em marte. O desafio é sobreviver em um ambiente hostil, sem oxigênio, com comida e água contadas.
Para sobreviver Mark Watney tem de usar sua inteligência, conhecimento científico e sua inata desenvoltura para gambiarras.
O homem chegar a cultivar batatas nas suas próprias fezes buscando sobreviver.
Sério, poucos livros de alta ficção científica conseguem o que esse livro consegue. Usar um monte de termos técnicos e ainda assim ser uma leitura prazerosa e divertida.
Se você tem um amigo gambiarreiro, esse é o livro ideal para dar de presente.
6 – A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS DE JULES VERNE
Apesar de ter gostado muito de 20 Mil Léguas Submarinas, o livro que mais gosto de Jules Verne é A Volta Ao Mundo Em 80 Dias.
A Volta ao Mundo em 80 Dias foi publicado em 1873 e é um dos clássicos absolutos do autor e do gênero. Esse também provavelmente é o livro mais… “fácil” do autor, é tanto que muita gente nem reconhece o livro como do gênero de ficção científica, mas não se engane, ele é sim.
A estória tem como personagem principal Phileas Fogg, um cavalheiro britânico que um dia, junto aos seus amigos aposta uma fortuna que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias. Sai então em uma aventura junto ao seu criado, Passepartout, enquanto um detetive os persegue achando que Phileas na verdade está fugindo de algum crime que cometeu.
Nessa frenética aventura eles enfrentam diversos desafios, obstáculos e situações inesperadas. Viajando de navio, de trem, balão de ar quente e uma miríade de outros transportes exóticos.
Tudo sempre as pressas, pois caso Phileas Fogg atrase um dia se quer, perderá toda sua fortuna.
Se você quer presentear um amigo ou amiga com um clássico de um dos pais da ficção científica, A Volta Ao Mundo Em 80 Dias é minha recomendação para você.
7 – EU, ROBÔ DE ISAAC ASIMOV
Lei Zero: Um robô não pode causar dano à humanidade, ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.
Primeira Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
Segunda Lei: Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
Terceira Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
Eu, Robô do famoso escritor de ficção científica Isaac Asimov, forjou na sua série de contos sobre robôs as famosas três leis da robótica, que na verdade são quatro.
O livro em si foi lançado em 1950 e numa série de contos acompanhamos da “pré-história” dos robôs, quando eles mal conseguiam falar, até o momento em que eles passam a ter sua própria religião e a comandar os rumos da humanidade.
Em 2004 saiu um filme de mesmo nome estrelado por Will Smith.
O filme não é ruim, mas tem pouca coisa do livro. Asimov resolvia todas as disputas por meio de argumentos e lógica, no filme as coisas são resolvidas na bala. Enfim, como um longa de ação é uma boa produção, mas como adaptação de um livro, ficou devendo bastante.
Seja como for, Eu, Robô é um excelente livro para se dar de presente, principalmente para aquele seu amigo ou amiga que gosta de robótica.
8 – ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO
Primeiro vamos a um detalhe, se você procurar a qual gênero pertence Ensaio Sobre a Cegueira, muito provavelmente você vai encontrar as mais diversas definições, entretanto, para mim, Naijar Tahan, este é um livro de ficção científica, mesmo que não tenha raios lasers saindo de olhos de robôs.
Do que trata estória afinal?
Um dia um homem em um carro no trânsito do nada fica cego, mas não uma cegueira normal, uma cegueira branca.
Em pouco tempo mais e mais pessoas vão contraindo a cegueira branca.
Sem saber o que fazer direito com estes cegos o governo decide colocá-los em um manicômio abandonado, onde eles mesmo deveriam se autogerir. Entre os cegos apenas “a mulher do médico” consegue ver e ela que vai testemunhar aquele lugar virar um inferno. Enquanto isso o mundo lá fora acaba sucumbido ao mesmo destino. E…
Enfim, já falei até demais.
Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago é um livro sufocante e angustiante ao mesmo tempo. É incrível como em um romance de 1995 uma epidemia fictícia poderia ter tantos traços de uma real pandemia. A miopia dos políticos, a falta de empatia, as declarações falsas e os aproveitadores, todos os elementos estão lá.
Em suma, um excelente presente para se dar. 😃
9 – O FIM DA INFÂNCIA DE ARTHUR C. CLARKE
Esse é um dos livros mais famosos de Arthur Clarke, O Fim da Infância é um livrasso, mas aparentemente os fãs mais fervorosos não gostam muito dele. Provavelmente pelo fato do autor ter posto uma pitada de esoterismo nesta obra, o que para mim foi excelente.
Um dia, sem aviso prévio, naves gigantescas aparecem sobre as principais cidades do mundo, tipo Independence Day, mas sem a parte da destruição em massa.
Esses alienígenas são diferentes e não se mostram durante uma geração inteira a humanidade. Seja como for, sem usar nenhuma violência eles conseguem dominar a raça humana apenas demonstrando seu poder.
As gerações se passam e finalmente os conquistadores se mostram, mas qual seu real objetivo? já que a humanidade foi deixada com relativo livro arbítrio. Eles estão esperando e guiando a humanidade estar pronta, mas pronta para quê?
10 – DUNA DE FRANK HERBERT
Em futuro tão distante que nem se sabe mais onde fica a terra, nós conhecemos Paul Atreides, filho do Duke Leto, soberano da casa Atreides, que foi designada pelo imperador a governar o planeta Arrakis.
Arrakis é o único lugar que se conhece no universo que produz a “especiaria” ou melange, uma substância psicoativa que permite a navegação interestelar, já que na guerra contra as máquinas as I.A.s foram abolidas.
A especiaria é o produto mais valioso do universo, mas o povo nativo de Arrakis não tem nenhum benefício da exploração e comercio desse bem.
Paul Atreides é filho de Jéssica, uma Bene Gesserit, uma ordem misteriosa só de mulheres que interfere no destino das casas.
Apesar dos Atreides terem sidos designados para o trabalho, Baron Harkonnen, um gordo mórbido que precisa de aparelhos antigravidade para poder se locomover e líder da casa Harkonnen, ex-detentor do direito de governar Arrakis, não vai deixar esse mundo quase sem água tão fácil.
O livro Duna de Frank Herbert é como um Game of Thrones, só que do espaço, com muitas casas, intrigas, mortes e injustiças. E, ao menos o primeiro livro, é tão gigante quanto os livros da saga dos tronos.
Duna recentemente recebeu uma maravilhosa adaptação para o cinema, mas claro que não substitui o livro que é riquíssimo em detalhes, desde a fauna e flora até as religiões praticadas neste mundo árido e hostil.
Se você viu o filme Duna, gostou, e quer dar um livro para dar de presente para si mesmo, não perca tempo, Duna vale cada centavo.
11 – 1984 (MIL NOCESSENTOS E OITENTA E QUATRO) DE GEORGE ORWELL
Vou resumir 1984 para você:
É a bota de um soltado esmagando o crânio da esperança.
Mil Novecentos e Oitenta e Quatro já tem seu próprio artigo intitulado de “1984” e você pode ler caso tenha interesse em se aprofundar da obra, mas por enquanto vamos a um resumo das coisas que você vai encontrar neste livro… Desconfortável.
Em 1984 acompanhamos um personagem que trabalha para o governo. Aliás, existem apenas três supernações que vivem em guerra umas contra as outras, ou assim fazem parecer.
O governo é absolutista e autoritário. A liberdade de expressão não existe. Não existe privacidade pois o “Grande Irmão” (Big Brother), e é daí que veio l termo original, está sempre de olho em todo mundo através das teletelas instaladas dentro das casas das pessoas.
A lavagem cerebral é diária e a espionagem e denuncia dos “traidores” é incentivada até às crianças.
Como um livro terrível como esse pode ter um final feliz, sinceramente, não sei se tem.
1984 é o futuro do passado, teve êxito em imaginar muitas coisas que ninguém imaginou ser possível, mas que hoje é quase rotineiro, como a espionagem de gente inocente e sem nenhum registro de criminalidade.
Outros acertos que são tão assustadores quanto são o duplifalar e o duplipensar.
Esse é um livro que ajuda a entender o mundo de hoje e portando leitura obrigatória para os fãs de ficção científica. E claro, excelente livro para se dar se presente para aquele seu amigo mais pensador e crítico do mundo.
12 – LIVROS PARA DAR DE PRESENTE E COM DESCONTO? NAIJAR PROMO BOOKS!
Época boa em que toda hora tinha livro bom com excelente preço, agora infelizmente temos que ficar correndo atrás de promoções para podermos adquirir nossos preciosos livros a preços mais justos.
Bem… Você não precisa mais, deixa que faço isso para você. Venha fazer parte do grupo de ofertas e promoções NAIJAR PROMO BOOKS.
Tem promoção todo dia, com até 70% de desconto. Clique no link para entrar no grupo agora mesmo: https://naijartahan.com/promo-books ou nos botões abaixo.