Duna de Frank Herbert é um clássico da ficção científica que influenciou e ainda influencia milhares de pessoas ao redor do mundo.
1 – UNBOXING DO LIVRO DUNA
Duna de Frank Herbert foi lançado em 1965 nos Estados Unidos, foi vencedor do prêmio Hugo, uma das premiações mais importantes do gênero literário, e é só o livro de ficção cientifica mais vendido de todos os tempos.
Aqui no Brasil temos atualmente uma bela versão do livro Duna em capa dura produzido pela editora Aleph.
Esta edição certamente faz jus ao Duna original. Este não é um livro pequeno, são 680 páginas de muita areia para ler, um verdadeiro calhamaço. Lembrando que Duna na verdade é uma série de livros e que este é apenas o volume 1.
A tipografia do livro está em Domaine, para texto e entretítulos. Quanto aos tipos de papeis temos: pólen soft 80g/m2 para o miolo, ou seja, páginas amarelinhas, couché fosco 150g/m2 no revestimento da capa dura e offset 150g/m2 para as folhas guarda.
O título original da obra em inglês é Dune, sendo a nossa versão a tradução literal, felizmente.
A capa e o projeto gráfico ficaram a cargo de Pedro Inoue.
Nossa versão ainda conta com uma introdução feita pelo grande Neil Gaiman.
Duna é, em retrospecto, o melhor dos grandes romances de ficção científica, e o que mais se manteve relevante.
Neil Gaiman, 2016
Se o homem disse, quem irá contradizê-lo? :]
2 – A BELÍSSIMA ARTE DE MARC SIMONETTI
A primeira coisa que nós, tupiniquins, ficamos impressionados com o livro de Frank Herbert é a sua capa.
De repente nos deparamos com aquele bicho de proporções colossais com uma boca que é só dentes e um pequenino homem que parece desafiá-lo e bate de imediato a curiosidade de saber do que se trata aquela cena.
Esse meus amigos e amigas é mais um trabalho do artista francês Marc Simonetti.
Logo abaixo há um tópico neste artigo intitulado “4 – RESENHA DO LIVRO DUNA DE FRANK HERBERT”, se você ver o vídeo desta sessão verá que falo da semelhança com As Crônicas de Gelo e Fogo na reação que tive quando li o rito de passagem de Paul Atreides para se tornar um fremen.
Pois não é que foi o mesmo Marc Simonetti que também fez a nossa capa de A Dança Dos Dragões, quinto livro da série Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin ao qual me referia.
Aliás, a arte completa é bem impressionante e dá a impressão que o verme é ainda maior.
Artista e ilustrador Marc Simonetti já tem em seu currículo trabalhos em filmes como Aladim e Malévola, ambos da Disney, além de diversas ilustrações para vários livros como, o já mencionado, Crônicas de Gelo fogo, O Nome Do Vento e, claro, Duna, além de vários outros que não são tão conhecidos aqui no Brasil.
Além disso Marc também já trabalhou para companhias de games famosas como Activision, Ubisoft, Magic The Gathering, EA, Square Enix e King Isle Entertainment.
Caso tenha interesse, recomendo que você dê uma olhada no site do próprio Simonetti e veja as belíssimas artes que ele disponibilizou em seu site pessoal. CLICK AQUI.
3 – TENTANDO LER DUNA DE FRANK HERBERT
Pelejando para conseguir ler a famosa obra de Frank Herbert, Duna.
Esse é apenas um corte de uma live que fiz há algumas semanas, se voce tiver interesse em assistir a live inteira segue o link: https://youtu.be/4sSPsG3DJQI
4 – RESENHA DO LIVRO DUNA DE FRANK HERBERT
Demorou um pouco, mas finalmente saiu a resenha do famoso livro Duna de Frank Herbert. Se tivesse sido esperto teria lido e feito essa resenha bem antes para aproveitar o hipe do filme. Falando em filme, já gravei também a resenha do filme que deve está logo abaixo ou em breve sairá.
4 – E O FILME?
A resenha escrita sai logo mais.