As Religiões Do Mundo De Claudio Blanc Editora Camelot

Você está visualizando atualmente As Religiões Do Mundo De Claudio Blanc Editora Camelot
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos
  • Última modificação do post:1 de setembro de 2023
  • Tempo de leitura:18 minutos de leitura

As Religiões do Mundo, livro do autor Claudio Blanc e publicado pela editora Camelot é um pequeno livro de apenas 143 páginas, mas grandioso em seu conteúdo.

1 – UM BREVE RESUMO DE “AS RELIGIÕES DO MUNDO”

As Religiões do Mundo

As Religiões do Mundo é um livro que fala, obviamente, sobre as principais religiões praticadas em diferentes partes do nosso globo.

Em seu conteúdo ele vai explorar as crenças, histórias, práticas, origens e influências culturais das tradições religiosas do Cristianismo, do Islamismo, do Judaísmo, do Hinduísmo e do Budismo.

No livro temos uma visão geral das características distintas de cada uma dessas religiões e o impacto que elas tiveram no decorrer do tempo e como ajudaram a compor o que hoje nós conhecemos como sociedade.

Uma leitura valiosíssima para quem busca torna-se mais tolerante e culto sobre a diversidade religiosa mundial.

2 – AS RELIGIÕES DO MUNDO, A COMPRA

Certo dia estávamos, minha esposa e eu, no shopping de Salgueiro e vimos um mostruário com algumas centenas de livros. Vi de longe e não resisti, fui cheirar alguns deles.

Minha cônjuge anda numa fase mais religiosa e anda pensando em torna-se evangélica, o que não tem minha inteira aprovação, mas enfim. No local havia vários livros religiosos e ela quis comprar uma bíblia para ela. Eu até tenho uma bíblia velha que ganhei de presente anos atrás, mas confesso que não sei onde foi parar. Para contrabalancear sua compra, resolvi pegar para mim o livro “Grimorio das Bruxas”, publicado pela editora Dark Side, “Maçonaria no Brasil” e o “As Religiões do Mundo”.

Cada um desses receberá seu próprio artigo em seu devido tempo, mas por enquanto, vamos falar um pouco sobre o derradeiro em minha compra, mas primeiro a ser lido, o livro de Claudio Blanc.

Mas antes disso…

3 – QUEM É CLAUDIO BLANC?

Filosofo de formação, Claudio Blanc também é escritor, além de tradutor e editor de profissão. Já colaborou em diversas obras nos últimos vinte anos.

Além de “As Religiões do Mundo” ele é autor de diversos outros livros, alguns deles são: Aquecimento Global e Crise Ambiental; Uma Breve Histório do Sexo; O lado Negro da IA; e O Homem de Darwin.

O autor também gosta de escrever sobre mitologia e já produziu várias obras de reconto.

Teve o seu livro De Lenda em Lenda se Cruza Fronteiras escolhido como “altamente recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Foi finalista do Prêmio Jabuti 2015.

Você pode saber mais sobre o autor neste link https://uiclap.bio/claudioblanc

4 – CRISTIANISMO, ISLAMISMO, JUDAÍSMO, BUDISMO e HIDUÍSMO

Segundo o autor, estas são as cinco principais religiões do mundo. Todas foram fundadas em terras distantes e se espalharam pelo mundo.

No livro, vemos que o ditado “santo de casa não faz milagre” é verdadeiro, pois praticamente todas essas religiões cresceram de verdade longe de seus locais de origem.

Claro que você não deve esperar aprender tudo sobre essas religiões, lembre-se que este é um livro de introdução, para que você deixe de ser um completo leigo no assunto.

Afinal, são apenas 143 páginas.

5 – CRISTIANISMO

As Religiões do Mundo - Cristianismo

No meu artigo “Duna de Frank Herbert”, em um dos tópicos falo como a religião é algo de fundamental importância para a trama, que sem ela a cultura dos povos presentes na obra seriam complemente abaladas.

Pois bem, vejo o cristianismo muito como isso. Sem ele, as diversas culturas do nosso mundo seriam seriamente abaladas.

E o livro de Claudio Blanc nos mostra um pouco como o cristianismo surgiu, como se espalhou pelo mundo e um pouco das diversas modificações que sofreu desde o momento que os apóstolos passaram a espalhar a mensagem de Cristo.

Muitas vezes não pensamos muito a respeito, mas há diversas vertentes do cristianismo em nosso mundo.

Muito se deve ao fato de que no Brasil as duas principais vertentes dessa fé serem a do protestantismo e a do catolicismo.

Por exemplo, você sabia que a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, conhecidos vulgarmente como mórmons, tem uma dissidência que estimula a poligamia e crenças segregacionistas?

Apesar de ser apenas uma pequena parte do “As Religiões do Mundo”, há diversas outras curiosidades sobre o cristianismo que você, cristão, provavelmente não sabe.

6 – ISLAMISMO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo.

O Clemente, o Misericordioso.

Soberano do Dia do Juízo Final.

A Ti adoramos e a Tua ajuda buscamos.

Guia-nos à senda reta

À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados

Uma oração islâmica
As Religiões do Mundo - Islamismo

O islamismo das cinco religiões citadas no livro provavelmente é a que sofre maior preconceito no mundo ocidental, apesar de segundo o livro, ser uma das que mais cresce.

Outro dado interessante e que muitas pessoas são ignorantes ao seu respeito, é o fato que árabe e mulçumano são coisas diferentes. Os árabes são um grupo de etnia similar, que compartilham a mesma língua e cultura.

Já os mulçumanos são todos aqueles que pratiquem o islã, estando ou não nos países árabes. É tanto, que há uma grande quantidade de mulçumanos na índia e na Ásia e uma pequena parcela aqui no Brasil.

Maomé é o seu fundador, tornando-se o seu líder religioso e político. O fato do líder religioso ser também o líder político é uma prática que permanece até os dias de hoje.

Os mulçumanos foram taxados no ocidente como terroristas, mas o Alcorão, o livro sagrado do islamismo, não incentiva esse tipo de barbaridade.

É tanto que a palavra Islã, em árabe, etimologicamente, se origina do termo salam, que significa “paz”, mas que religiosamente é traduzido como “total submissão à vontade de Alá (Deus)”. Muitas das práticas de terrorismo e de outras condutas negativas se devem ao extremismo religioso e doutrinas deturpadas.

7 – JUDAÍSMO

As Religiões do Mundo - Judaismo

Os hebreus (judeus) foram o primeiro povo a ter uma religião monoteísta “coerente e inflexível” (nas palavras do historiador J.M. Roberts) e que perdura até os dias de hoje.

Os cristãos nos diversos da história tiveram momentos de amor e ódio com esse povo, afinal de contas, Jesus, cerne do cristianismo, era judeu. Entretanto, foi esse mesmo povo que o escolheu para ser crucificado. Apesar do próprio Jesus ter dito que era assim que deveria ser, esse fato foi usado como desculpa diversas vezes na história para dar respaldo as atrocidades cometidas contra os judeus.

No judaísmo cultua-se a Javé (Deus). A Bíblia original surgiu nessa religião e seus primeiros textos são cerca de um milênio antes de Jesus, resultado de uma longa tradição oral e escrita.

Na Torá estão escritas as Sagradas Escrituras que dita a doutrina judaica. Estas escrituras formam a Bíblia que conhecemos, estando divididas em três partes: A Lei (Torá), Os Profetas (Nebi’im) e os Escritos Sapienciais ou Hagiógfrafo (Ketubim).

Há muita coisa interessante nessa parte do “As Religiões do Mundo”, coisas como um código secreto na Bíblia, os manuscritos do Mar Morto, a Cabala, a Árvore da Vida, a questão da Palestina, enfim… Tem muita coisa, não dá para transcrever o livro e tem muita coisa que é até difícil resumir sem plagiar, então você vai ter que ler o livro para saber do que estou falando.

8 – BUDISMO

As Religiões do Mundo - Budismo

Ai meu Deus. Esta foi a parte mais difícil do livro, pois há diversas palavras que são praticamente impronunciáveis para quem não tem costume, mas vamos lá.

Primeiro, Buda não é um Deus. Buda é um termo que designa aquele que conseguiu alcançar a iluminação, o dito Nirvana (não confunda com a banda por favor).

Sidarta Gautama, Buda que conhecemos, não foi o primeiro Buda, mas o sim o quarto e provavelmente não foi o último.

Na doutrina do budismo, pregasse o chamado “caminho do meio”, ou seja, uma vida moderada em tudo que se faz.

O budismo nasceu em 500 a.C. quando Sidarta alcançou o nirvana.

No budismo se prega uma filosofia chamada “As Quatro Nobres Verdades”, que são: 1 – A vida é sofrimento; 2 – O sofrimento se origina do desejo; 3 – A ilusão que permeia o mundo não permite que nos libertemos desse desejo; 4 – A trilha que leva a iluminação é o caminho óctuplo.

Já o caminho óctuplo da “Correta Ação”: Correto Falar; Correta Ação; Correta Profissão; Correta Concentração; Correto Esforço; Correta Atenção; Correta Compreensão; e Correto Pensamento.

Se pareceu um pouco complicado é por que realmente é.

9 – HINDUÍSMO

As Religiões do Mundo - Hinduísmo

Nesta parte do livro lembrei de “As Aventuras de Pi”, que já tem um artigo para chamar de seu aqui no site.

O hinduísmo é muito velho, de todas as religiões do livro é a mais antiga, como todas as demais também passou por modificações com o passar do tempo. É importante dizer que o hinduísmo não se parece com as outras religiões em alguns aspectos, são as outras religiões que se parecem com o hinduísmo em alguns aspectos.

Uma característica curiosa e que acho que todo mundo conhece um pouco, é a quantidade absurda de deuses e deusas presentes no panteão hindu. São literalmente milhares de divindades. Apesar disso, três deuses são os mais adorados pelos seus crentes: Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; e Shiva, o destruidor e restaurador.

Assim como no espiritismo (que é cristão) e no budismo, no hinduísmo acredita-se que o homem tem uma alma e que ela reencarna diversas vezes até conseguir escapar desse ciclo através do seu aprimoramento espiritual.

Uma coisa muito curiosa desta religião é que ela não é expansionista.

Você não pode se converter ao hinduísmo. Ou você nasce hindu ou não.

Acho que Pi teve sorte de poder exercer suas três religiões: Hindu, Cristã e Islã.

10 – AS RELIGIÕES DO MUNDO E OUTRAS RELIGIÕES NUMEROSAS

As Religiões do Mundo - Religiões Africanas

Bem… Como tudo que é bom sempre merece alguma crítica, este tópico é dedicado as coisas que não achei legal no livro.

A primeira é sobre justamente as tais principais religiões do mundo.

Basta uma pesquisa no google para acharmos outras religiões que são bastante numerosas e que são, praticamente, completamente desconhecidas, como é o caso da Sikhismo, religião que tem coisa de 30 milhões de adeptos.

Temos também as religiões tradicionais chinesas, que somadas têm aproximadamente 394 milhões de adeptos, um número verdadeiramente expressivo.

Outra coisa que me incomodou foi o fato de o autor ter ignorado completamente as religiões de matriz africanas.

Segundo o censo 2010 do IBGE, há no Brasil mais de um milhão de adeptos às religiões de matriz africana. Essas religiões tiveram profunda influência na nossa cultura, indo da culinária a palavras do nosso dia a dia.

Além dessas há diversas outras religiões, que apesar de não terem os mesmos números de adeptos das citadas no livro, ainda assim possuem números relevantes na casa dos milhões que mereciam ao menos uma menção honrosa.

11 – AS RELIGIÕES DO MUNDO VALE A COMPRA?

Apesar de algumas poucas críticas ao livro, ele é altamente recomendado para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre estas religiões tão amplamente difundidas no mundo.

Você não vai virar um expert nelas, mas ao menos vai deixar de ser um total leigo no assunto.

Livros assim tem um papel fundamental em amenizar a dissonância religiosa que impera no mundo. Em um cenário em que cada vez mais as pessoas ficam mais extremistas, ler As Religiões do Mundo pode trazer um pouquinho de paz.

NAIJAR PROMO BOOKS

Época boa em que toda hora tinha livro bom com excelente preço, agora infelizmente temos que ficar correndo atrás de promoções para podermos adquirir nossos preciosos livros a preços mais justos.

Bem… Você não precisa mais, deixa que faço isso para você.

Venha fazer parte do grupo de ofertas e promoções NAIJAR PROMO BOOKS. Tem promoção todo dia, com até 70% de desconto.

Clique no link para entrar no grupo agora mesmo: https://naijartahan.com/promo-books