American Gods (Deuses Americanos) – Resenha do Livro

Você está visualizando atualmente American Gods (Deuses Americanos) – Resenha do Livro
  • Autor do post:
  • Categoria do post:12 Meses 12 Livros / Artigos
  • Última modificação do post:26 de agosto de 2023
  • Tempo de leitura:25 minutos de leitura

American Gods é uma obra de fantansia do autor britânico Neil Gaiman, lançado em 2001 que arrebatou um série de prêmios pelo mundo.

Esse “divino” livro pode ser comprado nos seguintes links:

Deuses Americanos (versão extendida): https://amzn.to/2NiGw9k

American Gods (versão original): https://amzn.to/36kSaY6

AMERICAN GODS UM BREVE RESUMO

Na história nós acompanhamos Shadow que está preso há 3 anos e está prestes a sair da cadeia porém um pouco antes de ser libertado ele é avisado que sua mulher morreu em um acidente de carro.

Já fora da prisão, acaminho do velório da esposa, Laura, ele conhece um senhor muito estranho que lhe oferece uma proposta de emprego. Shadow recusa, mas devido a circustâncias agravantes de sua situação ele acaba aceitando o emprego.

No velório de Laura a situação desanda ainda mais, porque a mulher de Robbie, seu melhor amigo, lhe diz que eles morreram juntos no acidente de carro que a matou e que ela morrera com o pênis de seu marido na boca.

Após terminar de resolver as coisas do velório Shadow parte com Wednesday, seu empregador, como uma espécie de segurança em uma viagem que vai cruzar os Estados Unidos da América.

Nessa viagem ele vai descobrir que os deuses são reais e que estão entre nós, em formas humanas vivendo vidas mundanas.

E que há um guerra por entre os novos deuses e os antigos deuses. E ele estará no meio disso tudo.

12 MESES 12 LIVROS

12 livros para ler em 2020 - Naijar Tahan

Lembrando que American Gods (Deuses Americanos) é o primeiro livro do projeto 12 Meses 12 Livros, que consiste em ler um livro a cada mês do ano.

Você pode ver a lista com todos os livros no artigo “12 Livros Para Ler em 2020“.

MINHAS OUTRAS LEITURAS DE NEIL GAIMAN

livros de neil gaiman - naijar tahan

O primeiro livro de Neil Gaiman que li foi Coraline, ainda na época que estava na escola. Lembro que já tinha lido algumas fantasias como as Crônicas de Nárnia, mas nada do que eu tinha lido era como aquilo.

Aquele livro era diferente. A magia se comportava diferente. Era um livro para crianças e adolescentes, mas era bastante adulto também na sua forma de tratar o leitor. Eu estava fascinado.

Isso faz mais de 10 anos e ainda lembro do quão foi ler aquele livro quase aterrorizante.

Anos depois li “O Oceano no Fim do Caminho” do mesmo autor e novamenete pude sentir um pouco daquela mesma emoção.

Porém com America Gods (Deuses Americanos) a coisa foi um pouco diferente. Em nenhum momento Neil Gaiman proponhe que essa será uma história para crianças ou adolescentes. Esta é um história para adultos do início ao fim, com sexo, zumbis, deuses e sacrifícios.

O SHADOW DO LIVRO

Se você viu o primeiro vídeo deste artigo você já entendeu a coisa.

É comum vermos críticas pela internet a respeito do jeito pouco usual de Shadow. Ser um personagem principal introvertido certamente não é um lugar comum nas histórias, sejam elas de fantasia, ficçao científica ou qualquer outra.

Shadow é um personagem de pouquissimas palavras e por causa disso sua inteligência subestimada em diversas ocasiões no decorrer da história.

Porém, acredito que esse ponto fora da curva enriqueça mais a história do que o contrário. Não é necessário termos sempre o mesmo arquétipo de heroi.

Neil Gaiman deixou para trás muitos clichês nesta história, nada mais justo e lógico que seu heroi também o fujisse desses paradígmas.

A LAURA DO LIVRO

A esposa zumbie de Shadow, Laura é um dos pernagens mais interessantes do livro.

Gostaria de dizer que Laura como zumbie também quebra vários clichês, mas é dificil afirmar isso, já que existe todo tipo de morto-vivo hoje em dia.

Talvez essa enorme diversidade se deva um pouco a influência de American Gods (Deuses Americanos), afinal já faz 19 anos do lançamento do livro.

Para tentar evita spoilers vou me resumir a dizer que a Laura da série de TV e a do livro são muito diferentes. Tal qual a enfase dada a elas, que na série foi muito maior.

Ainda, na série são explicados algumas coisas em relação ao casal que não estão presentes no livro. Como por exemplo como eles se conheceram.

Apesar de Neil Gaiman ter participado como um dos produtores executivos da série, não sei se podemos considerar estes acontecimentos anistóricos como canônicos.

AMERICAN GODS DEUSES AMERICANOS

Imigrantes - American Gods Deuses Americanos - Naijar Tahan

Os principais deuses que conhecemos na história são oriundos de diversas partes do mundo.

Deuses nórdicos, deuses africanos, deuses egípcios, deuses russos e alguns norte americanos. Na verdade não apenas deuses, mas também algumas outras entidades de classificações diversas.

Esses deuses e entidades foram parar nos Estados Unidos graças aos imigrantes que lá chegavam e continuavam a adorar os seus antigos deuses.

No livro é falado uma única vez que há um Deus (ou força) criador do universo, porém os deuses terrenos teriam sua origem na fé das pessoas.

Ou seja, um grupo de pessoas passa a venerar uma entidade inexistente, mas com a continuidade das orações e sacrifícios feitos a ela, esta passa a existir.

Lembram da passagem na Bíblia em que o povo faz um bezerro de ouro e passa a adorá-lo, se fosse em American Gods (Deuses Americanos) ele teria se tornado uma divindade real.

OS DEUSES EM FORMA DE PESSOAS

Os deuses no geral têm a forma de pessoas e passam a viver entre os humanos respondendo as suas preces.

A pesar dessa forma comum, isso não é regra, o deus terá a forma que for imaginado. Se os adoradores o imaginarem como um boi, então ele terá a forma de um. Se o imaginarem como um homem azul cheios de pares de braços, assim ele será.

Apesar disso, a grande maioria parece ser capaz de assumir uma forma humana comum.

Talvez todos possam fazer isso, mas isso não fica explícito na obra.

OS DEUSES DE AMERICAN GODS NÃO SÃO IMORTAIS

Ganesha - American Gods Deuses Americanos - Naijar Tahan

Esse é um outro conceito fora do padrão no livro de Neil Gaiman.

Apesar dos deuses serem imunes as doenças dos mortais e terem uma vida de tempo indeterminado eles podem morrer.

Isso se dá porque enquanto eles são adorados são fortes e imponentes, porém quando eles são esquecidos isso muda. A fonte da força dos deuses é justamente as orações e sacrifícios feito a eles. Sem isso eles vão definhando aos poucos.

E tendo que viver no mundo dos homens, passam pelos mesmos perigos que eles, assim com o passar das gerações podem acabar sendo assassinados ou mortos por trivialidades, como em um acidente de carro, por exemplo.

APRENDER A LER EM INGLÊS

aprender a ler em inglês

Antes de continuarmos vamos falar um pouco sobre o idioma.

Como você deve ter reparado, li a versão na lingua original da obra, o inglês. E como eu disse no segundo artigo deste blog “7 Motivos Para Aprender A Ler em Inglês“, ler na língua do autor tem várias vantagens.

Caso você ainda não manje dos paranauê dos inglês e deseje aprender sozinho, recomendo a leitura do livro “A Jornada do Autodidata em Inglês“.

CADÊ OS DEUSES LATINO AMERICANOS?

Deus Asteca - American Gods Deuses Americanos - Naijar Tahan

Onde está Mestre Tarrachá, ou o Rei dos Peixes (entidades da tribo Pankararu), ou Inti, Viracocha, Mama Quila (deuses Incas)?

E os deuses gregos? Onde estão?

De fato, nenhum desses aparece no livro ou mesmo na série de TV.

Como já dito, os principais deuses que aparecem na história de Gaiman são os deuses levados pelos imigrantes para os EUA. E, claro, os novos deuses, que surgiram a pouco tempo.

Assim, não temos inicialmente os deuses latinos americanos na história, já que eles não teriam devotos o suficiente nesta terra para que eles lá também habitassem.

AMERICAN GODS E JESUS

Jesus - American Gods Deuses Americanos - Naijar Tahan

E Jesus, também está na história?

Não.

Ao menos não na versão original do texto, que foi a que li.

Jesus é citado várias vezes no livro na forma de falar das pessoas e dos próprios deuses, coisas como: Por Jesus!; Meu Jesus!; Só Jesus na Causa (essa na verdade é brasileira mesmo :)); etc.

Porém o próprio Jesus não aparece em nenhum momento na história. O que se você parar para pensar é um tanto estranho, mas compreensível.

Os EUA são formados por quase 80% de cristãos. Alguns deles já formaram até seitas cristãs bastante violentas. Agora imagine se Gaiman tivesse posto Jesus como um deus igual aos todos os outros presentes na história?

Na verdade ele pôs.

Imagino que quando o editor viu isso só faltou arrancar os cabelos, já prevendo as fezes que iriam chover sobre sua cabeça. Ele deve ter convencido Gaiman retirar o deus cristão da história, para o bem de todos, principalmente o seu.

Digo isso porque na versão extendida há um capítulo com Jesus.

DEUSES AMERICANOS VERSÃO ESTENDIDA

Deuses Americanos American Gods Naijar Tahan

“Recentemente” foi lançado a versão extendida de American Gods, a dita versão preferida do autor. Com mais detalhes e com o polêmico capítulo contendo Jesus.

Aparentemente, o livro teve tempo o suficiente para que fosse digerido e que a ideia de ter Jesus no meio dos deuses não causasse tanta comoção, já que mal se falou nisso. Afinal os tempos estão mudando.

Eu disse em vídeo, mas não custa lembrar. Não li essa versão. O meu livro é o que contém o texto que foi originalmente foi lançado.

Um detalhe, todas pessoas que vi reclamando desse livro, leram essa versão extendida.

Pode ser que o acrescimo de mais detalhes tenha deixado a leitura mais arrastada do que o normal. Como também dito em vídeo, em certos pontos a leitura é um pouco arrastada, o que não tira o brilho da obra.

Porém, o motivo pode ser outro. A história em si é muito diferente das usuais e seu rítimo também é diferenciado. Isso pode ter gerado essa rejeição dessa minoria.

Ou elas simplesmente não gostaram da história, o que torna qualquer livro um porre, não importando o tamanho de seu texto.

Entretanto, mesmo com esse acréscimo, a maioria, assim como eu, adorou a história.

AUDIO BOOK E SHADOW READING

Audiobook American Gods - Naijar Tahan

Esse foi o meu primeiro livro que li usando a técnica conhecida como shadow reading. No shadow reading você lê o texto (nesse caso em inglês) enquanto ouve a narração do mesmo.

Simples, não é?

Há várias vantagens em se fazer isso. Uma delas e a principal na minha opnião é que você mantêm o ritmo da leitura constante.

Neste caso, American Gods tem 20 capítulos, cada um deles dura coisa de 1h de narração, como eu lia 1 capítulo por dia em 20 dias teria terminado.

Na verdade isso não aconteceu desse jeito. Como disse em vídeo, comecei a leitura em algum momento de 2019 e acabei esquecendo de terminar, ná época estava com o mal costume de ler 3 ou 4 livros ao mesmo tempo e não terminar nenhum deles.

2019 foi um ano terrível para minhas leituras.

Então, em menos de duas semanas deste ano (2020) terminei o livro, mas eu já tinha lido pelo menos umas 100 páginas antes de iniciar o projeto 12 Meses 12 Livros. Acabei no final lendo mais que um capítulo por dia porque já estava bastante empolgado com a história e queria ver logo como seria o desfecho.

O Audiobook American Gods foi publicado pela HarperAudio e brilhantemente narrado por: George Guidall.

Se você manja dos inglês recomendo fortemente o audiobook.

AMERICAN GODS SÉRIE

Série American Gods - Naijar Tahan

Esse não é um blog sobre séries ou filmes, porém, não há por que não fazer um ou dois comentários sobre essas adaptações, já que elas certamente apresentaram o livro a muitos leitores.

A série até o momento tem duas temporadas. Assisti até agora somente a primeira (essa informação será editada após eu terminar a série).

Sobre Shadow e Laura já tratei o suficiente nos tópicos anteriores, portanto vou me resumir a dizer que eles são muito diferentes na série daquilo que vemos no livro, mas mantêm a essência.

Quanto aos primeiros cápitulos, temos quase um transcrição visual do que está no livro, o que me deixou meio apreensivo no início, porém isso muda do meio para o fim (da primeira temporada).

Do quarto episódio em diante a história começa a tomar um caminho muito difente do texto original.

Para mim que li o livro primeiro, foi até um alívio ver que iria haver novidades na história.

Uma delas é a ênfase dadas a certos personagens. Por exemplo, o leprechaun, interpretado por Mad Sweeney, ganhou um papel muito mais relevante, estando presente em quase todos os episódios.

Bilquis é outra que ganhou um papel muito maior. Sua representação engolindo homens e mulheres por sua vagina deve ter pesada na decisão por sua maior relevância.

Enfim, a série é muito boa, ela toma caminhos diferentes para chegar aos mesmos resultados que vemos no livro, por isso se você gostou do livro, veja a série, e se você só viu a série leia o livro.

DEUSES AMERICANOS NA AMAZON

Hora de deixar a estante mais bonita. 🙂

No momento em que escrevo este artigo o livro de Neil Gaiman está com um preço muito bom. Por R$35,99 (preço que pode mudar conforme as promoções) você leve Deuses Americanos, a versão preferida do autor traduzido para o nosso português BR.

Você comprar seu livro [em português] aqui: https://amzn.to/2NiGw9k

A sua versão original, a mesma que tenho, com o primeiro texto lançado em inglês, também está disponível. Comprando pela Amazon Br você evita toda a demora em receber caso compre da gringa.

Essa é um versão é excelente para quem quer colecionar. Com capa dura, papel offwhite (páginas amareladas) e Dust Jacket (sobrecapa destacável). O preço desta versão está no momento por R$ 99,75, mas no mesmo link há a opção de comprar outras versões mais em conta, caso assim prefira.

Compre seu livro [em inglês] no seguinte link: https://amzn.to/36kSaY6

Lembrando que caso você seja assinante do Amazon Prime terá frete grátis não importando onde more.

Outra opção válida é comprar qualquer uma das versões, seja em português ou em inglês, na versão digital para o seu Amzon Kindle.

Em ambas as versões você ganha um desconto ao comprar a versão para o e-reader (bem maior na versão em inglês). Basta acessar pelos links acima das versões físicas, elas também servem para as digitais.

MUITO OBRIGADO

Caso você tenha chegado até esse último tópico meu muitíssimo obrigado.

Sei que não é um tarefa fácil ler um artigo com 2416 palavras, mas sinceramente espero que tenha gostado.

Caso tenha faltado alguma informação deixe-me um comentário aqui ou no canal do youtube e ajude a enriquecer ainda mais este artigo para que outros tantos também possam conhecer essa mitológica obra.

NAIJAR PROMO BOOKS

Época boa em que toda hora tinha livro bom com excelente preço, agora infelizmente temos que ficar correndo atrás de promoções para podermos adquirir nossos preciosos livros a preços mais justos.

Bem… Você não precisa mais, deixa que faço isso para você.

Venha fazer parte do grupo de ofertas e promoções NAIJAR PROMO BOOKS. Tem promoção todo dia, com até 70% de desconto.

Clique no link para entrar no grupo agora mesmo: https://naijartahan.com/promo-books

Naijar Promo Books

Deixe um comentário